viagens


"Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia 
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras por onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei

Chuva e sol
Poeira e carvão
Longe de casa
Sigo o roteiro
Mais uma estação
E a saudade no coração..."
(A vida do viajante - Luiz Gonzaga)

"Uma viagem (do latim "viaticu", pelo provençal "viatge") é o movimento de pessoas entre locais relativamente distantes, com qualquer propósito e duração, e utilizando ou não qualquer meio de transporte (público ou privado). O percurso pode ser feito por mar, terra ou ar. Também se entende como viagem todo um período de deslocações com estadias mais ou menos longas em alguns destinos. Uma viagem é mais frequentemente realizada com fins recreativos via turismo, para visitar amigos ou família, para realizar negócios ou para trabalhar (diariamente fazendo o percurso). No entanto, também se viaja por outras razões: por motivos de saúde, migrações, fuga a guerras, etc. A viagem pode ser local, regional, nacional (doméstica) ou internacional." (ver em: pt.wikipedia.org/wiki/viagem)

Viajar é, em outro sentido, fugir da mesmice, do dia a dia estressante, do trabalho estafante, de pessoas e contextos inquietantes. Escapar da rotina, ultrapassar divisas, percorrer estradas. Curtas, longas, tanto faz. Poder desbravar novos caminhos. Se aventurar por aí, simplesmente. É perceber  as diferentes realidades existentes de fora para dentro e de dentro pra fora (desse país). É ter a oportunidade de conhecer novos lugares, novas pessoas, novos costumes e particularidades. Sentir outros climas, outros sabores. 
A nossa vida é bem limitada e deve ser aproveitada da melhor forma possível. Viajar é só mais uma maneira de se viver com prazer nesse mundo tão complexo e cheio de contradições. Sair pela tangente, tomar um chá de sumiço, mesmo que momentaneamente, mesmo que de repente.
Alguém pode até dizer: "ninguém pode passar o tempo todo viajando!" Depende. Eu optei por trabalhar com pesquisa, viajando.Conheci parte do sertão de Sergipe, do Ceará, do Rio Grande do Norte, de Alagoas. Fui parar no Maranhão, conheci o "fígado" e o litoral. Quando não a trabalho, viajo a lazer. Tive o prazer de conhecer lugares incríveis (junto a meu amado) e retornar a outros tantos por simples saudade ou vontade de estar lá.
Encontrei na prática do campismo (em comum com  meu amado) a maneira economicamente viável de se conhecer o país e "ecologicamente sociável" (ou socialmente correto do ponto de vista ambiental - n que diz respeito ao contato direto e harmonioso com  o meio ambiente). Estamos sempre em busca de lugares inéditos (e também retornáveis) onde a natureza seja bem generosa e conservada (de preferência).
Conhecer  Brasil é uma questão de patriotismo, por isso "desate o nó de sua vida, pegue suas coisas, sua barraca (...) e avance por essas estradas do Brasil. Cada caminho, cada rota, cada vereda conduz a um lugar, a uma nova paisagem, à liberdade (...)" (propaganda das barracas de camping Ferpi - vide Guia de camping do Brasil - 1977)





Vou procurar os relatórios das viagens ...
Por enquanto vou postando o que vou recordando. Peço ajuda aos tripulantes para adicionar fatos, fotos e doidiças que rolaram nesses percursos. Tantos foram esses que faço questão de mencioná-los: Bill, Luisi, Ceça, Jr, Inaldo, Mel, Sebastian, Mateus, Fernanda, Iara, Virginia, Douglas, Léo, Amina, Beto, Nilzinha, Walda, Carla.


Destino: Linha Verde, BA
Data: agosto/2007 
tripulação: Vrusk, Sagaz, Bill e Luisi (2007)
                  
Primeira das inúmeras viagens (e aventuras) que iria percorrer com (o até então amigo!!!) o Sagaz...
Saímos do Recife às 4 da madrugada em direção à Linha Verde (BA), especificamente ao município de Mata de São João, onde está localizado o camping do Luciano. O espaço fica entre a Costa de Sauípe e Imbassaí.
Infelizmente não foi possível registrar as imagens dessa viagem! Todos estavam desprovidos de máquina fotográfica. Aliás! Engano meu. O Sagaz estava. Mas a máquina dele estava com problema, sem pilha, nem lembro...Deixa para lá. Façamos como ele mesmo diz: "Memória Popular!". Ainda tiramos uma foto lá no camping do celular dele, mas...já era!
Fomos num período não muito convidativo: agosto. Mês ainda chuvoso, mês de ressaca de maré. Tanto é que tivemos os 3 (ou 4...) dias nublados. Bom para caminhar. Pelo menos não torramos nossos miolos, pois se me lembro bem caminhamos por mais de 2 horas no primeiro dia até Imbassaí e mais de 3h pra Costa de Sauípe! Nossa, voltei toda lascada.
A Vila de Santo Antônio, como é conhecida, até pouco tempo não tinha nem energia elétrica. Os nativos conseguiram depois de muita luta e de  alguns estresses com donos de terra. Há um pequeno comércio na região com bares, restaurantes típicos, mercearia. A praia é semi-deserta e pouco frequentada por turista (ainda bem - que a mantém preservada...). O camping era só nosso! Que maravilha!
No dia seguinte a nossa chegada, caminhamos (como havia dito) por mais de 2 horas seguidas até Imbassaí onde tem um rio chamado... (hum, esqueci...) onde tinham alguns bares, mas sem movimento (estávamos em baixa estação). No segundo dia caminhamos até a Costa de Sauípe. Passamos por aquela construção faraônica do Resort, onde só" liso" entra e se hospeda. Esperamos ansiosamente a chegada com um bar nos esperando do outro lado do rio, mas como não havia nenhum tipo de embarcação pra atravessar...como já disse: estávamos no período do inverno. Me lembro que alguém do outro lado (onde encontravam-se os bares) gritou perguntando se queríamos uma cerveja! Quanta maldade dessa criatura! Estávamos ali famintos, sedentos e ...estropiados! Sentamos num manguezal de águas cristalinas para recarregarmos nossas energias já esgotadas...
Na volta ao camping, uma feijoada (preparada por mim e Luisi) nos esperando...



Destino: Linha Verde, BA
Data: fev/2008
Tripulação: Vrusk, Sagaz, Ceça e Jr (2008)

Na tentativa (frustrada) de fugir do buruçu do carnaval e procurar um lugar calmo para descansar escolhemos nos aventurar, mais uma vez , na Linha Verde.
Dessa vez contamos com a presença de Ceça (saudade da minha grande amiga!) e JR.
O camping do Luciano estava repleto de fugitivos, principalmente provindos da capital (Salvador).
Fizemos o mesmo percurso do ano anterior, com Bill e Lu: primeiro dia...


Destino: Barra do Itariri (BA) e Pirambu (SE)



Destino: Rio de Janeiro, RJ
data: janeiro de 2010
Tripulação: Vrusk, Sagaz, Virginia, Douglas e Léo
Pirambu/SE, Linha Verde/BA, Vitória da Conquista/BA, Milho Verde/MG, Diamantina/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Santo André/BA, Salvador/BA
De 30/12/2009 a 28/01/10

Essa foi uma das melhores viagens que já fiz, isso com toda certeza. Conheci lugares lindos e inéditos até então, como Minas (Milho Verde e Diamantina), Santo André (BA) e o Rio, e pessoas maravilhosas por onde passamos. Revi alguns parentes em Vitória da Conquista (BA) que não via há muito tempo...

Saímos às 4 da manhã do dia 30 de dezembro de 2009, da Iputinga (Recife) e chegamos na primeira parada, Pirambu/SE, às ...
Camping do Luciano
Praia de Santo Antônio/Linha Verde
Mata de São João, BA
jan, 2010

O reencontro
Diamantina, MG
jan, 2010

Família de Dona Anita
Milho Verde, MG
jan, 2010
Cachoeira do Tempo Perdido
Milho Verde, MG
jan, 2010

Bar do Primeiro Gole
Milho Verde, MG
jan, 2010

Diamantina, MG
jan, 2010

Diamantina, MG
jan, 2010
Porto Seguro, BA
jan, 2010
Diamantina, MG
jan, 2010
Cachoeira do Tempo Perdido
Milho Verde, MG
jan, 2010


Destino: Japaratinga, AL
Data: maio de 2010

Essa foi nossa segunda viagem de moto. Ainda na preparação pra ir até Minas 2 meses depois. Pela imagem deu pra ver como fomos amontoados de bagagem: Colchão (de casal e cortado em 2), barraca, lona pra cobertura. Nos dois alforges foram roupas, artigos de higiene pessoal, travesseiros, hummmmmm nem me lembro mais...Na caixa atrás foram algumas ferramentas pra no caso de dar pau na moto.




Ficamos no Camping do Bacurau por 2 ou 3 diárias a 15 reais/ pessoa. O local é bem arborizado (muita mata nativa) e super agradável. Oferece muito boa estrutura: possui cozinha + utensílios domésticos, banheiros, lavanderia. A vista é maravilhosa de lá de cima (fica a 60 metros do nível do mar!). O bom atendimento fica por conta dos proprietários, o Fred e a Janaína, que nos receberam muito bem. Figuras incríveis!



As praias do entorno: Bitingui, Boqueirão, Barreiras e Pontal.










Destino: Caiçara do Norte, RN
Data: junho de 2010
(moto)
Caiçara do Norte, Galinhos e São Bento do Norte

Destino: Milho Verde, MG
data: julho de 2010
Pirambu/SE, Mata São João/BA, Barra Grande/BA, Itacaré/BA, Santo André/BA, Carlos Chagas/MG, Milho Verde/MG
Festival de Milho Verde...

 Cachoeira do Tempo Perdido, Milho Verde/MG

 Com a Vera e o Nelson
Santo André/BA





Destino: Chapada Diamantina, BA
Data: junho de 2011
tripulação: Vrusk, Sagaz, Beto, Nilzinha, Léo e Amina
Lençóis, Vale do Capão







2 comentários: